Case OdontoDENTINE
Como melhorar a gestão da clínica sem muito investimento?
Quando falamos em melhorar a gestão, necessariamente estamos falando de analisar os dados disponíveis na empresa para entender sua performance e planejar o futuro de forma mais eficiente.
Foi através desse mapeamento dos dados e entendimento do negócio que a D.S. Consultoria auxiliou a OdontoDENTINE a identificar seus problemas de negócio e montar Dashboards interativos que apoiaram a gestão na tomada de decisão, trazendo vantagens competitivas reais a clínica.
Desafio
Propor uma solução efetiva, a um custo acessível, que enderece os principais problemas da clínica quanto a gestão dos planos de saúde e dentistas.
Abaixo algumas perguntas de negócio / necessidades definidas como Drivers durante o trabalho:
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Qual é o faturamento proveniente de planos? como tem evoluído? qual a tendência de faturamento para os próximos meses?
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Quais planos são rentáveis e quais não? quais valem a pena manter?
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Quais são os planos que mais glosam? qual procedimento? dentista?
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Como calcular e controlar o pagamento da comissão das dentistas (realizado x previsto)?
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Como controlar e gerir as guias enviadas aos planos? (quais foram enviadas, quais precisam ser enviadas, qual foi o retorno, houve glosa?, etc.)
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Como está a conversão de pacientes de plano em pacientes particular? qual dentista que tem facilidade de converter?
Solução
Proposta
Após entender o negócio da clínica, e o fluxo de informações envolvido entre os atores: Paciente + Clínica + Planos de saúde, definimos os drivers do trabalho e realizamos uma análise nos dados existentes.
Em seguida:
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Estruturamos as informações disponíveis, seu fluxo de coleta e utilização.
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Enriquecemos os insights com a coleta de novas informações.
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Criamos Dashboards interativos que pudessem responder de forma simples e direta as perguntas de negócio da clínica.
As entregas do projeto foram realizadas utilizando o conceito de MVP (Minimum Viable Product) de modo a envolver o cliente na concepção do Dashboard e garantir o refinamento e qualidade do produto final.
Os Dashboards foram construídos de forma gradual e disponibilizados para o cliente utilizar, de modo a verificar a efetividade e relevância da entrega bem como identificar novas necessidades de informação / gerenciamento.
Resultados
Ao final do projeto a OdontoDENTINE passou a ter uma solução robusta, de baixo custo, e personalizada às suas necessidades de gestão, que proporcionaram:
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Rapidez na tomada de decisões;
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Aumento de sua eficiência administrativa;
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Aumento na satisfação dos dentistas que passaram a receber um relatório detalhado sobre sua produção e pagamentos (realizados e previstos);
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Controle efetivo em todas as etapas de gestão dos planos (ANÁLISE, RECURSO GLOSA, PERDA, RECEBIMENTO, PAGAMENTO);
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Controle dos pagamentos de comissões aos dentistas.