Case Conselho Nacional de Justiça
Como tornar a justiça brasileira mais célere e produtiva?
Participar de um Hackathon é uma excelente oportunidade de ganhar visibilidade e manter afiada a sua capacidade de resolver problemas reais e complexos. Aliado a isso, temos a oportunidade de propor ativamente soluções que podem trazer benefícios reais a sociedade e melhorar a vida das pessoas.
Desafio1 - Tempos e produtividade
Como podemos, a partir da base do DataJud, identificar padrões e comparar o andamento de processos em cada unidade judiciária do Brasil, levando em consideração as peculiaridades locais e o nível de complexidade, em razão da competência e da matéria do direito?
A primeira etapa foi formalizarmos o problema: "O CNJ não possui uma ferramenta que possa auxiliá-los a identificar os problemas de desempenho das Unidades Judiciárias semelhantes. Na mesma medida, os Juízes e Desembargadores também não possuem uma ferramenta que possa auxiliá-los a incrementar sua produtividade, identificando onde estão os problemas de sua unidade e sugerindo ações para corrigi-los ou minimizá-los."
Através da formalização do problema, pudemos identificar vários subproblemas (desafios) que deveriam ser endereçados para que o problema pudesse ser resolvido.
-
Identificar indicadores de produtividade relevantes
-
Definir uma forma de simplificar e comparar os processos de unidades distintas
-
Definir um critério de agrupamento de unidades judiciárias semelhantes levando em consideração as competências, situação atual e os recursos disponíveis da unidade judiciária. Utilizamos técnicas de CLUSTERIZAÇÃO.
Solução
Inteligência Artificial
(Machine Learning)
Gestão de Processos
(Process Mining)
O Desafio em números
200 milhões de processos
6,6 bilhões de movimentações processuais
22 mil Unidades Judiciárias
Proposta
Arquitetura
Resultados
As técnicas de inteligência computacional utilizadas permitiram um prognóstico preciso por meio da identificação dos principais problemas enfrentados pelas unidades judiciárias, bem como o compartilhamento das boas práticas encontradas. “Como resultado prático, nossa solução permitirá que o CNJ saiba a quem cobrar resultados além de sugerir pontos de melhoria. Isso resultará em uma melhoria processual em diversas varas pelo Brasil trazendo menor tempo de espera para o cidadão que aguarda o resultado de um julgamento.”
Acesso o protótipo em: http://panorama-fase2.herokuapp.com/
Documentação do projeto disponível em: https://github.com/lfvvercosa/fase2_desafio_cnj