Case Conselho Nacional de Justiça

4ba4a0_2dcdafc605924034b3ee45735b932d89~

Como tornar a justiça brasileira mais célere e produtiva?

Participar de um Hackathon é uma excelente oportunidade de ganhar visibilidade e manter afiada a sua capacidade de resolver problemas reais e complexos.  Aliado a isso, temos a oportunidade de propor ativamente soluções que podem trazer benefícios reais a sociedade e melhorar a vida das pessoas.

primeiro-lugar-segundo-lugar-terceiro-lu

Desafio1 - Tempos e produtividade

Como podemos, a partir da base do DataJud, identificar padrões e comparar o andamento de processos em cada unidade judiciária do Brasil, levando em consideração as peculiaridades locais e o nível de complexidade, em razão da competência e da matéria do direito?


A primeira etapa foi formalizarmos o problema: "O CNJ não possui uma ferramenta que possa auxiliá-los a identificar os problemas de desempenho das Unidades Judiciárias semelhantes. Na mesma medida, os Juízes e Desembargadores também não possuem uma ferramenta que possa auxiliá-los a incrementar sua produtividade, identificando onde estão os problemas de sua unidade e sugerindo ações para corrigi-los ou minimizá-los."

Através da formalização do problema, pudemos identificar vários subproblemas (desafios) que deveriam ser endereçados para que o problema pudesse ser resolvido.

  • Identificar indicadores de produtividade relevantes

  • Definir uma forma de simplificar e comparar os processos de unidades distintas

  • Definir um critério de agrupamento de unidades judiciárias semelhantes levando em consideração as competências, situação atual e os recursos disponíveis da unidade judiciária. Utilizamos técnicas de CLUSTERIZAÇÃO.

Solução

ia-ml.png

Inteligência Artificial

(Machine Learning)

rpa-processos.png

Gestão de Processos

(Process Mining)

O Desafio em números

 

200 milhões de processos  

6,6 bilhões de movimentações processuais

   

22 mil Unidades Judiciárias

Proposta

2021-01-12 20_55_12-GitHub - lfvvercosa_

Arquitetura

Solucao_geral.png

Resultados

As técnicas de inteligência computacional utilizadas permitiram um prognóstico preciso por meio da identificação dos principais problemas enfrentados pelas unidades judiciárias, bem como o compartilhamento das boas práticas encontradas. “Como resultado prático, nossa solução permitirá que o CNJ saiba a quem cobrar resultados além de sugerir pontos de melhoria. Isso resultará em uma melhoria processual em diversas varas pelo Brasil trazendo menor tempo de espera para o cidadão que aguarda o resultado de um julgamento.”

Acesso o protótipo em: http://panorama-fase2.herokuapp.com/

Documentação do projeto disponível em: https://github.com/lfvvercosa/fase2_desafio_cnj

Conheça as mentes por trás da solução PANORAMA

time.png

Quer conversar gratuitamente com um consultor para entender como podemos ajudar?

telegram.png