Automação via Robôs (RPA)

Automatize as tarefas repetidas e tenha mais tempo para focar no negócio

1-RPA.jpg

A automatização de tarefas repetitivas traz, ao mesmo tempo, eficiência operacional (eliminação do erro) e aumento de produtividade (as soluções RPA são escaláveis) podendo ser aplicada na grande maioria dos processos independente da área de negócio, como por exemplo: processamento de folha de pagamento, atualização de informações dos clientes, processo de renovação, reconciliação de demonstrativos financeiros, relatório de conformidade, processamento de reclamação do cliente, etc. (só para citar alguns casos).

Mas o que vem a ser RPA? quais as características desejadas de um processo candidato a automação via RPA? Por que essa tecnologia é tão falada atualmente? Afinal de contas... os robôs vão substituir os funcionários?

Para essas perguntas, preparamos uma breve explanação sobre a tecnologia RPA.

Robotic-process-automation-rpa.jpg

RPA é a tecnologia que permite que o software de computador imite ações normalmente realizadas por humanos interagindo com sistemas digitais para executar processos de negócios.

RPA foca primeiramente em processos:

* Altamente manuais;

* Repetidos;

* Baseados em regras;

* Com baixas taxas de exceção;

* E entradas digitais padronizadas.

Robôs RPA conseguem capturar dados, executar aplicações, disparar ações responsivas e se comunicar com outros sistemas. Embora RPA não seja o único tipo de automação que existe, é provavelmente o mais falado, pois:

RPA é não invasivo

RPA é não invasivo

Não requer grandes mudanças na arquitetura de TI ou integração profunda com os sistemas subjacentes. O RPA oferece uma solução confiável, rápida e econômica para uma integração “leve” em processos e ativos de TI.

RPA é fácil de escalar

RPA é fácil de escalar

A quantidade de trabalho envolvida por um processo pode variar, já que as mudanças podem ocorrer na maioria dos ambientes de negócios. Se uma solução RPA for usada, as empresas podem se adaptar facilmente, aumentando ou diminuindo a escala da solução, dependendo dos requisitos.

RPA é à prova de futuro

RPA é à prova de futuro

Os robôs trabalham com a tecnologia de hoje, mas as automações são extensíveis, capazes de lidar com a tecnologia de amanhã.

Este é o verdadeiro valor do RPA: ele cria uma parceria na qual o robô e o ser humano estão focados cada um nas tarefas em que são melhores. Ver abaixo

robot.png

R2D2

Robô

Quais tarefas o usuário humano atribui ao robô?

robot.png

O Robot realiza as tarefas tediosas: coleta de dados, armazenamento de dados, armazenamento de arquivos. Está 100% focado nessas tarefas e não comete erros.

R2D2

Robô

human.png

Pedro

Humano

Quais tarefas o usuário humano mantém para sí?

human.png

O ser humano mantém as atividades de alto valor para si mesmo: interações face a face com colegas ou surgindo com estratégias complexas. Ele pode ser 100% dedicado às coisas que o tornam insubstituível

Pedro

Humano

Quer conversar gratuitamente com um consultor para entender como podemos ajudar?

telegram.png